terça-feira, 14 de agosto de 2012

Terceira ordem - Espíritos imperfeitos

Parte Segunda: Do Mundo Espírita ou Mundo dos Espíritos - Capítulo 1: Dos Espíritos

Filosofia Espírita vol. III:
muito bom estudar com Miramez
Para quem gosta de ler os livros do Miramez, com psicografia de João Nunes Maia, segue uma novidade que descobri estes dias. O site O Livro dos Espíritos comentado pelo Espírito Miramez disponibiliza os textos de toda a coleção Filosofia Espírita. Nem acreditei quando vi porque está difícil encontrar tanto os livros digitalizados quanto os tradicionais - as livrarias que conheço não tem para vender! Uma pena, porque essa obra é apenas maravilhosa. Também deixo com vocês o link para download do Filosofia Espírita vol. III, que disponibilizei no Slide Share, para ser consultado a partir da pergunta 103 do Livros dos Espíritos, que disserta sobre os Espíritos Levianos, e que está neste item do Livro dos Espíritos.

Aproveitando estas dicas, inicio o estudo com dois trechos do livro acima citado, comentando sobre Espíritos Imperfeitos:

Essa classe de Espíritos a que O Livro dos Espíritos chama de Espíritos imperfeitos, é de uma extensão imensurável na Terra. Dela fazem parte tipos diferentes de entidades, com sentimentos variáveis do mal. Desde o brincalhão até o belicoso, que ora faz parte de todos os movimentos das armas em todo o mundo, investidos com a capa de defesa e de justiça. Pode-se observar que, de vez em quando, aparecem na mente pensamentos indesejados, que o bom senso fala não terem nascido dos próprios sentimentos. Eles vêm de alguma classe desses Espíritos inferiores, porque lhes sobra muito tempo e a prática lhes desenvolveu a razão, para a perturbação na comunidade da Terra. Ignoram que são sementes que eles deverão colher mais cedo ou mais tarde, no mesmo ambiente em que semearam. Pelos pensamentos que surgirem na mente, pode-se portanto, analisar de onde eles vieram, qual a fonte que os estruturou...

A Terra passa por um período de provações difíceis, por estar sob a influência der Espíritos trevosos, em quantidades maiores que os Espíritos bons, da segunda classe. Mas, os bons, mesmo em menor número, sairão vitoriosos, e a casa terrena passará a ser dirigida por eles, com intuição dos Espíritos angélicos. O raciocínio dos Espíritos ignorantes é de que tudo morre com o corpo, que não há proteção espiritual para a humanidade, que cada criatura menor vive sob a agressão da maior, que Deus, se existe, não tem tempo de olhar tudo que criou, e assim sucessivamente. São ideias de Espíritos que desconhecem a realidade da vida espiritual, devido às faixas em que vivem.

E para ilustrar, lembrei de uma passagem de um dos livros da coleção de André Luiz, psicografada por Chico Xavier: E a vida continua (este link leva ao site da loja virtual da Federação Espírita Brasileira - FEB -, onde estão disponíveis para leitura o primeiro capítulo de várias obras). Aliás, essa coleção vale a pena ler inteirinha pois é uma fonte incrível de ensinamentos. O trecho abaixo foi retirado do capítulo 13, Tarefas Novas (para aumentar o tamanho, clique sobre a imagem):






Também no livro Libertação, do mesmo autor espiritual, encontramos várias categorias de espíritos imperfeitos, como destacou Allan Kardec entre os itens 102 e 106 de O Livros dos Espíritos, especialmente no capítulo Numa cidade estranha, em que a equipe de benfeitores espirituais passa algumas horas em uma cidade do umbral, devido a um trabalho de socorro que está sendo realizado.

Para encerrar, e já que citamos o livro E a vida continua, vale lembrar que em 14 de setembro (em menos de um mês) estreia o filme E a vida continua... (visite o site oficial do filme em http://www.eavidacontinuaofilme.com.br). Como estou ansiosa para ver, deixo com vocês o trailer do filme... só para dar água na boca! Até mais.