domingo, 2 de setembro de 2012

Segunda ordem - Bons Espíritos

Parte Segunda: Do Mundo Espírita ou Mundo dos Espíritos - Capítulo 1: Dos Espíritos

Estava pensando em quais mensagens poderiam ilustrar nosso estudo de hoje e lembrei de um texto que li na revista Espíritta, de maio de 1959, que mostra a transformação de um espírito para o bom caminho. A mudança é lenta mesmo, mas quando o espírito se conscientiza, a mudança é certa e o socorro dos espíritos superiores nunca falta. O artigo chama-se Cenas da Vida Privada Espírita (aqui está o texto completo) e é bastante instrutivo!

Mas entrando no tema, encontrei na edição de setembro de 1959, também da Revista Espírita, como Allan Kardec detalha algumas características dos bons espíritos e de suas comunicações e assinalei alguns trechos:

Cena do filme Nosso Lar: quando André Luiz chegou à colonia,
o governador já estava em seu 114º ano de administração.
Só mesmo um bom espírito para atingir essa marca...
1. Os Espíritos superiores, como já dissemos em várias ocasiões, têm uma linguagem sempre digna, nobre, elevada, sem qualquer mistura de trivialidade. Dizem tudo com simplicidade e modéstia, jamais se vangloriam e não fazem ostentação de seu saber nem de sua posição entre os demais.
[...]

2. Os Espíritos bons não dizem senão o que sabem; calam-se ou confessam a sua ignorância sobre aquilo que não sabem.
[...]

4. Os Espíritos bons jamais dão ordens; não impõem: aconselham e, se não são ouvidos, retiram-se. Os maus são imperiosos: ordenam e querem ser obedecidos. Todo Espírito que impõe trai a sua origem.

5. Os Espíritos bons não adulam. Aprovam quando se faz o bem, mas sempre com reservas; os maus são pródigos em elogios exagerados, estimulam o orgulho e a vaidade, mesmo pregando a humildade, e procuram  exaltar a importância pessoal daqueles a quem desejam apanhar.

Cena do filme Nosso Lar: exceto o governador, ministra Veneranda
foi o único espírito da colônia que já viu Jesus nas Esferas
Resplandecentes. Sem dúvida, outro exemplo de Bom Espírito!
6. Os Espíritos superiores estão acima das puerilidades formais em todas as coisas; para eles o pensamento é tudo, a forma nada vale. 

9. Os Espíritos bons são muito escrupulosos sobre as providências que podem aconselhar; em todos os casos estas têm sempre um objetivo sério e eminentemente útil.
[...]

10. Os Espíritos bons só prescrevem o bem. Toda máxima, todo conselho que não estiver estritamente conforme a pura caridade evangélica não pode ser obra de Espíritos bons; acontece o mesmo com toda insinuação malévola, tendente a excitar ou a alimentar sentimentos de ódio, de ciúme e de egoísmo.




Também Emmanuel, em uma comunicação de 1960, pelo médium Chico Xavier, fala sobre os bons espíritos. Esta mensagem retirei da revista Reformador, de fevereiro de 1961, disponível no site da Federação Espírita Brasileira:


E também lembrei uma passagem do do livro Obreiros da vida eterna, da obra de André Luiz, que está no capítulo 3. Nesse trecho, podemos ver que os espíritos elevados não são de desperdiçar tempo ou palavras. Eles falam pouco, mas a mensagem é para pensar pelo resto da vida! O capítulo descreve a preparação para se receber um espírito das altas esferas que daria alguns conselhos a grupos de trabalho que iriam seguir em tarefa na Terra. A página 54 (abaixo), começa com com uma pergunta a esse mentor, feita por um dos um dos líderes de um dos grupos:



Depois desse encontro, o instrutor de André Luiz explica quem é esse mentor das esferas elevadas, cujo nome é Asclépios. Coloquei esse trecho só para termos ideia das categorias mais elevadas da ordem dos Bons Espíritos: 



E, para encerrar, também acrescento que, mesmo entre os espíritos nobres, a evolução continua num ritmo e num alcance que é difícil concebermos. Até sublinhei os trecho que achei mais interessantes! Vejam, como o instrutor ainda esclarece André Luiz:


Acho que por hoje temos material suficiente para refletir. Até o próximo post!





3 comentários:

  1. parabéns pela postagem, me ajudou muito no estudo da questão 111 do livro dos espíritos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada pelo incentivo. Sempre é bom a gente compartilhar nossos estudos, porque aprendemos mais com essa troca. Tanto que acabo de lembrar de uma outra leitura que tem me ajudado muito: a coleção Filosofia Espírita, do espírito Miramez com o médium João Nunes Maia. Se você quiser ler o comentário sobre Espíritos Superiores (nossa questão em foco), o link é o seguinte: http://www.olivrodosespiritoscomentado.com/fev3q111c.html. Abs!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir