terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Conhecimento do princípio das coisas

Parte Primeira - Capítulo 2: Dos elementos gerais do Universo


Flammarion: "O Infinito não pode
ser compreendido pelo Finito"

Camille Flammarion, em seu incrível livro Sonhos Estelares*, analisa o Universo em todo o segundo capítulo, Viagem ao céu. Aqui destaco apenas dois trechos, já que o capítulo é muito grande. Quem quiser conhecer um pouco mais sobre este astrônomo francês, que também é considerado um dos continuadores de Kardec, pode visitar a página em que está disponível um pouco da sua obra (acesse aqui). Mas vamos aos comentários:



O segundo trecho fala sobre a evolução da ciência e, mesmo assim, nossa incapacidade - pelo menos, no momento - de conhecer o princípio da Vida:



Os estudos científicos na sua atualidade também são comentados por Emmanuel, em psicografia de Chico Xavier, em O Consolador (disponível, na íntegra, aqui). Em formato de perguntas e respostas, destaco o seguinte:  
2 – Se reconhecermos a Química, a Física, a Biologia, a Psicologia e a Sociologia como as cinco ciências fundamentais, qual será a posição da ciência da vida, em relação às demais?
 – A Química e a Física, estudando a ação íntima dos corpos, suas relações entre si e as suas propriedades, constituem a catalogação dos valores da ciência material. A Psicologia e a Sociologia, examinando a paisagem dos sentimentos e os problemas sociais, representam a tábua de classificação das conquistas da ciência intelectual. No centro de todas está a Biologia, significando a ciência da vida em suas profundezas, revelando a transcendência da origem – o Espírito, o Verbo Divino.

Até agora, a Biologia está igualmente encarcerada nas escolas materialistas da Terra, porém, nas suas expressões mais legítimas, evolverá para Deus, com as suas demonstrações sublimes, cumprindo-nos reconhecer que, mesmo na atualidade, seus enigmas profundos são os mais nobres apelos à realidade espiritual e ao exame das fontes divinas da existência.  
70 – As ciências especializadas com a Astronomia, a Meteorologia, a Botânica e a Zoologia, foram criadas pelo esforço do espírito humano, na evolução das ciências fundamentais?


– Como atividades complementares das ciências fundamentais, esses estudos especializados representam um conjunto de conquistas do espírito humano, no sagrado labor da entidade abstrata a que chamamos “civilização”. Tais esforços constituem a catalogação das pesquisas e realizações propriamente humanas: todavia, convergem para a ciência integral no plano infinito,onde se irmanarão com os valores morais na glorificação do homem redimido.

120 – Pode existir inteligência sem desenvolvimento espiritual?


– Diremos, melhor: inteligência humana sem desenvolvimento sentimental, porque nesse desequilíbrio do sentimento e da razão é que repousa atualmente a dolorosa realidade do mundo. O grande erro das criaturas humanas foi entronizar apenas a inteligência, olvidando os valores legítimos do coração nos caminhos da vida. 
125 – Reconhecendo que os nossos amigos do plano espiritual estão sempre ao nosso lado, em todos os trabalhos e dificuldades, a fim de nos inspirar, quais os maiores obstáculos que a sua bondade encontra em nós, para que recebamos os seus socorro indireto, afetuoso e eficiente?


– Os maiores obstáculos psíquicos, antepostos pelo homem terrestre aos seus amigos e mentores da espiritualidade, são oriundos da ausência de humildade sincera nos corações, para o exame da própria situação de egoísmo, rebeldia e necessidade de sofrimento.

204 – A alma humana poder-se-á elevar para Deus, tão somente com o progresso moral, sem os valores intelectivos?
-- O sentimento e a sabedoria são as duas asas com que a alma se elevará para a perfeição infinita. No círculo acanhado do orbe terrestre, ambos são classificados como adiantamento moral e adiantamento intelectual, mas, como estamos examinando os valores propriamente do mundo, em particular, devemos reconhecer que ambos são imprescindíveis ao progresso, sendo justo, porém, considerar a superioridade do primeiro sobre o segundo, porquanto a parte intelectual sem a moral pode oferecer numerosas perspectivas de queda, na repetição das experiências, enquanto que o avanço moral jamais será excessivo, representando o núcleo mais importante das energias evolutivas.

Finalmente, deixo - para nosso assombro e meditação - duas apresentações das quais lembrei muito quando estava estudando esse trecho do Livros dos Espíritos. A primeira delas mostra como nossa ciência está avançada, já que construiu o telescópio Hublle e colocou-o para viajar fora da Terra. As imagens que ele captou do Universo nos fazem pensar em quanto ainda temos que avançar para compreender o Universo.


O Universo

O próximo é para que a gente não esqueça da nossa própria pequenez.
A Terra e o Universo



Sem mais comentários! Nos vemos no próximo post.

* Não encontrei esse livro disponível na Internet e nem mesmo nos sites de compra de livros espíritas, como o Megalivros ou a Livraria Virtual da FEB. Será que está esgotado???


5 comentários:

  1. Realmente, depois de visualizar essas duas apresentações, fiquei até alguns minutos pensando sobre a grandeza disso tudo, que mal podemos compreender ainda. Mas, chegaremos lá.
    A respeito do livro Sonhos Estelares, tenho ele, edição de 1941. Se você quiser, está disponível prá você.
    Estou gostando demais desse estudo virtual.
    Parece que estamos juntas, ao vivo...Bj Tania

    ResponderExcluir
  2. São de muita profunidade e beleza os seus estudos. Parabéns e obrigada po compartilhar conosco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um prazer trocar ideias sobre assuntos tão importantes para nossa vida! Visite o blog sempre que tiver um tempinho... e boas leituras!
      Katia

      Excluir
  3. Que beleza de site!!! Muito sucesso e vida longa!!!

    ResponderExcluir