quarta-feira, 14 de março de 2012

Propriedades da matéria

Parte Primeira - Capítulo 2: Dos elementos gerais do Universo


Novamente recorri à Wikipédia, sempre lembrando que não é uma fonte totalmente confiável e, antes de "jurar" que é verdade o que lemos ali, sempre é bom pesquisar em outras fontes também. As propriedades gerais da matéria, de acordo com esta 'enciclopédia virtual', são as seguintes:


  • Extensão: Indica o espaço ocupado pelo corpo. É o mesmo que volume.
  • Impenetrabilidade: Dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo.
  • Mobilidade: Poder de ocupar sucessivamente diferentes posições no espaço.
  • Compressibilidade: Sob ação de uma força o volume da matéria diminui.
  • Elasticidade: Ao cessar a compressão a matéria volta ao seu estado inicial.
  • Inércia: A matéria tende a manter repouso ou movimento a não ser que uma força oposta haja sobre ela.
  • Ponderabilidade (citada na questão 29) : Um corpo quando sujeito a um campo gravitacional, avalia-se pelo peso.
  • Divisibilidade: A matéria pode ser dividida até seus átomos.
  • Indestrutibilidade: A matéria é indestrutível, apenas pode ser transformada ou rearranjada.
  • Energia: A matéria é pura energia, em sua intima estrutura atômica, ela é um edifício de forças.
  • Massa: Pode-se definir ou pesar a matéria.
  • Densidade: É a razão da massa pelo volume.


Mas esta matéria, conforme salienta o Livro dos Espíritos, é como nós a conhecemos. Ou seja, há outros tipos de matéria que desconhecemos. Conforme explica o Espírito Miramez, no capítulo Propriedade da Matéria, do Filosofia Espírita I, psicografado pelo João Nunes Maia: 

O fluído universal toma formas variadas, de conformidade com as circunstâncias e com o ambiente,
onde Deus acha conveniente a sua transmutação. A matéria é filha dos fluídos imponderáveis,
porém, não se move por si mesma. Inteligências altamente evoluídas asseguram este trabalho divino,
na divina expressão do Criador. Nada vive sem Deus. Todos nós obedecemos a sua coordenação.
Não existe liberdade total diante do Criador. Ele foi, é e será sempre o nosso motivo de viver.


E ele complementa no capítulo seguinte, Formação da matéria:


O fluido universal toma formas variadas, de conformidade com as circunstâncias e com o ambiente, onde Deus acha conveniente a sua transmutação. A matéria é filhas dos fluidos imponderáveis, porém não se move por si mesma. Inteligência altamente evoluídas asseguram este trabalho divino, na divina expressão do Criador. Nada vive sem Deus. Todos nós obedecemos a sua coordenação. Não existe liberdade total diante do Criador. Ele foi, é e será sempre o nosso motivo de viver.


Esse livro do Miramez é muito bom e recomendo como leitura complementar do Livros dos Espíritos, especialmente em assuntos mais difíceis como este que estamos tratando hoje. Se puderem, leiam... vocêsn não vão se arrepender. Vou citar mais um parágrafo, desta vez, do capítulo Substância Primitiva:


A energia não tem forma determinada, a não ser na sua profundidade que desconhecemos. Ela é orientada por altas inteligências e vai baixando as vibrações. Nessa descida, vai tomando formas que garantem os valores da sua  expressão. A sua natureza surge pela vibração, que congrega valores na obediência da lei de atração, formada em um campo de força, na gama das suas combinações elementares. É aí que fornece suas propriedades aos sentidos apropriados dos homens, como, por exemplo, o paladar, os perfumes e os coloridos que tanto nos agradam.


Encontrei no livro Emmanuel, deste mesmo espírito e psicografado por Chico Xavier, uma explicação sobre a formação do corpo humanos, que pode ser usada como uma analogia ao que estamos estudando:


Segundo os dados da vossa fisiologia, a célula primitiva é comum a todos os seres vertebrados e espanta ao embriólogo a lei organogênica que estabelece a idéia diretora do desenvolvimento fetal, desde a união do espermatozoário ao óvulo, especificando os elementos amorfos do protoplasma; nos domínios da vida, essa idéia diretriz conserva-se inacessível até hoje aos vossos processos de indagação e de análise, porquanto esse desenho invisível não está subordinado a nenhuma determinação físico-química, porém, unicamente ao corpo espiritual preexistente, em cujo molde se realizam todas as ações plásticas da organização, e sob cuja influência se efetuam todos os fenômenos endosmóticos. (capítulo Inacessível aos processos da indagação científica)


Finalmente, quero deixar registrado uma frase - resposta à questão 33 - que me fez pensar muito: "tudo está em tudo". Separei um vídeo que assisti na Internet e que mostra as similaridades entre o Universo e o Cérebro. Impressionante... parece que as leis que comandam o macrocosmo (o Universo, por exemplo) são iguais para o microcosmo (por exemplo, os átomos).


Há mais ou menos duas semanas assisti a um documentário no canal Discovery em que o físico Michio Kaku falava sobre a "Teoria de Tudo" (cientificamente é chamada de Teoria das Cordas), uma única teoria que englobasse tudo no Universo, quer dizer, encontrar uma explicação para tudo no Universo, desde os menores aos maiores eventos. Essa teoria está sendo estudada por cientistas de vários países, desde a década de 1980, mas ainda (esse ainda é por minha conta!) é minoria na comunidade científica. Essa teoria é mais ou menos o seguinte (estas aspas são do documentário que estou postando abaixo):


"Pensou-se desde o começo da Física que a matéria era feita de partículas. Hoje pensamos que a matéria é feita de pequenas cordas, pequenas e invisíveis - Teoria das Cordas. E a matéria emana destas pequenas cordas como música. Se você tocar a corda de um violino de certa maneira, você obtém uma certa frequência, mas se tocar difernete, você obtém mais frequencias nessas cordas ou notas diferentes. A Natureza é feita dessas pequenas notas que são tocadas nessas cordas."

Não é impressionante a semelhança? Pequenas cordas invisíveis (para mim, leio como o fluido universal) que dependendo da vibração vão gerando diferentes elementos? Mas esse é só o princípio da Teoria. Para quem tiver fôlego (e tempo, pois o documentário dura cerca de 50 minutos), deixo o link de um documentário produzido pela BBC (está legendado) sobre a Teoria das Cordas (não se assustem porque não é chato, só precisa de imaginação) - https://www.youtube.com/watch?v=NqsAMlWlhRM.




Para pensarmos, até o próximo post, duas frases de dois físicos famosos. Até lá!



De repente nós descobrimos que o Universo
é uma grande sinfonia
e as leis da Física são harmonias
de uma supercorda
Michio Kaku



O pensamento lógico
pode levar você de A a B,
mas a imaginação te leva
a qualquer parte do Universo
Albert Einstein







Um comentário:

  1. Pessoal,
    um texto nos jornais de hoje me fez voltar nesse post para acrescentar dois links que falam sobre a partícula primordial, da qual falamos aqui. Espero que vocês gostem:
    "Cientistas descobrem 'pista' do que pode ser a 'partícula de Deus'; entenda"
    "Segundo teorias da Física que aguardam comprovação definitiva, Higgs é uma partícula subatômica considerada uma das matérias-primas básicas da criação do Universo. Existe uma teoria quase completa sobre o funcionamento do Universo, com todas as partículas que formam os átomos e moléculas e toda a matéria que vemos, além de partículas mais exóticas. Esse é o chamado Modelo Padrão."
    (http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/bbc/2012/07/04/cientistas-descobrem-pista-do-que-pode-ser-a-particula-de-deus-entenda.htm

    ResponderExcluir