segunda-feira, 26 de março de 2012

Formação dos mundos

Parte Primeira - Capítulo 3: Do Criação

Para comentar a formação do Universo e dos mundos, separei dos trecho de um livro que (coincidência???) estou lendo: Depois da Morte, do Leon Denis. Os trechos seguintes foram tirados do capítulo O Universo e Deus:

Na hora em que se estendem pela Terra o silêncio e a noite, quando tudo repousa nas moradas humanas, se erguemos os nossos olhos para o infinito dos céus, lá veremos inumeráveis luzes disseminadas. Astros radiosos, sóis flamejantes seguidos de seus cortejos de planetas rodopiam aos milhões nas profundezas. Até às mais afastadas regiões, grupos  estelares desdobram-se como esteiras luminosas. Em vão, o telescópio sonda os céus, em parte alguma do Universo encontra limites; sempre mundos sucedendo a mundos, e sóis, a sóis; sempre legiões de astros multiplicando-se, a ponto de se confundirem em poeira brilhante nos abismos infindáveis do espaço.
[...]
Não há, portanto, criação espontânea, miraculosa; a criação é contínua, sem começo nem fim. O Universo sempre existiu; possui em si o seu princípio de força, de movimento. Traz consigo seu fito. O Universo renova-se incessantemente em suas partes; no conjunto, é eterno. Tudo se transforma, tudo evolute pelo jogo continuo da vida e da morte, mas nada perece. Enquanto, nos céus, se obscurecem e se extinguem sóis, enquanto mundos envelhecidos desagregam-se e desfazem-se, em outros pontos, sistemas novos elaboram-se, astros se acendem e mundos vêm à luz. De par com a decrepitude e com a morte, humanidades novas desabrocham em eterno renovar.

Esse capítulo inteiro é maravilhoso. Como não dá para publicar na íntegra, recomendo o download (acima) e a leitura dele. Ninguém vai se arrepender. E vamos em frente.

Sobre a frase bíblica "No princípio era o Verbo"*, vejam o que Emmanuel comenta em O Consolador, primeria pergunta do capítulo Bíblia - Revelação:


Pergunta 261  –  “No  princípio  era  o  Verbo...”. Como  deveremos  entender esta afirmativa do texto sagrado?
Resposta - O apóstolo João ainda nos adverte que “o Verbo era Deus e estava com Deus”. Deus é amor e vida e a mais perfeita expressão do Verbo para o orbe terrestre era e é Jesus, identificado com a sua  misericórdia e sabedoria, desde a organização primordial do planeta. Visível ou oculto, o Verbo é o traço da luz divina em todas as coisas e em todos os seres, nas mais variadas condições do processo de aperfeiçoamento.


Também separei trechos do capítulo 1 - A Gênese Planetária -, do livro A Caminho da Luz, autoria espiritual de Emmanuel e psicografia de Chico Xavier. São outros comentários sobre a formação da Terra e a participação de Jesus na formação do planeta:

Que força sobre-humana pôde manter o equilíbrio da nebulosa terrestre, destacada do núcleo central do sistema, conferindo-lhe um conjunto de leis matemáticas, dentro das quais se iam manifestar todos os
fenômenos inteligentes e harmônicos de sua vida, por milênios de milênios?
[...]
Laboratório de matérias ignescentes, o conflito das forças telúricas e das energias físico-químicas opera as grandiosas construções do teatro da vida
[...]
As vastidões atmosféricas são amplo repositório de energias elétricas e de vapores que trabalham as substâncias torturadas no orbe terrestre. O frio dos espaços atua, porém, sobre esse laboratório de
energias incandescentes e a condensação dos metais verifica-se com a leve formação da crosta solidificada
[...]
Sim, Ele havia vencido todos os pavores das energias desencadeadas; com as suas legiões de trabalhadores divinos, lançou o escopro da sua misericórdia sobre o bloco de matéria informe, que a Sabedoria do Pai deslocara do Sol para as suas mãos augustas e compassivas. Operou a escultura geológica do orbe terreno, talhando a escola abençoada e grandiosa, na qual o seu coração haveria de expandir-se em amor, claridade e justiça. Com os seus exércitos de trabalhadores devotados, estatuiu os regulamentos dos fenômenos físicos da Terra, organizando-lhes o equilíbrio futuro na base dos corpos simples de matéria, cuja unidade substancial os espectroscópios terrenos puderam identificar por toda a parte no universo galáxico. Organizou o cenário da vida, criando, sob as vistas de Deus, o indispensável à existência dos seres do porvir. Fez a pressão atmosférica adequada ao homem, antecipando-se ao seu nascimento no mundo, no curso dos milênios; estabeleceu os grandes centros de força da ionosfera e da estratosfera, onde se harmonizam os fenômenos elétricos da existência planetária, e edificou as usinas de ozone a 40 e 60 quilômetros de altitude, para que filtrassem convenientemente os raios solares, manipulando-lhes a composição precisa à manutenção da vida organizada no orbe. Definiu todas as linhas de progresso da humanidade futura, engendrando a harmonia de todas as forças físicas que presidem ao ciclo das atividades planetárias.

Para ter alguns dados científicos a respeito da formação da Terra, recorri ao site do Centro de Divulgação da Astronomia, da Universidade de São Paulo (USP) - agora sim, uma fonte segura de informações. Outras informações, no site www.cdcc.usp.br/cda/sessao.../a-formacao-da-terra-06252011.doc.

De acordo com as teorias  aceitas, a Terra teria tido o início da sua formação há aproximadamente 4,5 bilhões de anos através de uma nuvem de gás e poeira (disco protoplanetário) em rotação, que deu origem ao nosso Sistema Solar. A vida teria começado há pouco mais de 3,5 bilhões de anos e no começo, tudo na Terra era rocha derretida, que, depois de algum tempo, se solidificou e formou a superfície terrestre. Naquela época havia muitas erupções vulcânicas, e por essa razão, a atmosfera da Terra era tóxica. Durante estes bilhões de anos, a Terra resfriou-se, e passou por cataclismas inimaginaveis.

Todas essas imagens que usei para ilustrar o texto foram retiradas do filme Fantasia, de Walt Disney. Quem quiser conferir o trecho de desenho incrível, que mostra a formação do planeta, o endereço (e link) segue agora: http://www.youtube.com/watch?v=-gZbMOq_Ge8. Tem cerca de 8 minutos.


Para finalizar, uma lembrança que tive enquanto pesquisava os textos. Lembrei de uma passagem do livro O Sobrinho do Mago, que faz parte da obra As Crônicas de Nárnia, do escritor C.S. Lewis. Infelizmente, essa história não virou filme, mas seria muito bom se isso acontecesse. Esse trecho conta sobre a criação da terra de Nárnia: 


"No escuro, finalmente, alguma coisa começava a acontecer. Uma voz cantava. Muito longe. Nem mesmo era possível precisar a direção de onde vinha. [...] Certas notas pareciam a voz da própria terra. O canto não tinha palavras. Nem chegava a ser um canto. De qualquer forma, era o mais belo som que ele já ouvira. Tão bonito que chegava a ser quase insuportável. [...] E duas coisas maravilhosas aconteceram ao mesmo tempo.
Uma: outras vozes reuniram-se à primeira, e era impossível contá-las. Vozes harmonizadas à primeira, mais agudas, vibrantes, argênteas. Outra: a escuridão em cima cintilava de estrelas. Elas não chegaram devagar, uma por uma, como fazem nas noites de verão. Um momento antes, nada havia lá em cima, só a escuridão; num segundo, milhares e milhares de pontos de luz saltaram, estrelas isoladas, constelações, planetas, muito mais reluzentes e maiores do que em nosso mundo.
[...] O céu do oriente passou de branco para rosa, e de rosa para dourado. A voz subiu, subiu, até que todo o ar vibrou com ela. E quando atingiu o mais potente e glorioso som que já havia produzido, o sol nasceu. [...]A terra tinha muitas cores — cores novas, quentes e brilhantes, que faziam a gente exaltar... Até que se visse o próprio Cantor. Então, todo o resto seria esquecido. Era um Leão. Enorme, peludo e luminoso, ele estava de frente para o sol que nascia. Com a boca aberta em pleno canto, ali estava ele..."


Por hoje é só. Nos vemos na próxima semana!



Antigo Testamento: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por meio dele" (João 1:1-3)

Nenhum comentário:

Postar um comentário