quarta-feira, 4 de abril de 2012

Formação dos seres vivos

Parte Primeira - Capítulo 3: Da Criação 

Uma resposta de Emmanuel, publicada no livro O Consolador (de psicografia de Chico Xavier), me deixou impressionada. A pergunta feita gira em torno das definições da Bíblia sobre a Criação. Eis o que Emmanuel disse:

Os dias da atividade do Criador, tal como nos refere o  texto sagrado, correspondem aos largos períodos de evolução  geológica, dentro dos milênios indispensáveis ao trabalho da gênese planetária, salientando-­se que, com esses, a Bíblia encerra outros grandes símbolos inerentes aos tempos imemoriais, das origens do planeta. 


Em A Caminho da Luz, obra também recebida por Chico Xavier, Emmanuel se estende um pouco mais sobre o assunto da criação do nosso planeta e sobre o surgimento dos primeiros seres vivos. Selecionei alguns trechos dos capítulos 1 e 2, A gênese planetária e A vida organizada, respectivamente.

E quando serenaram os elementos do mundo nascente, quando a luz do Sol beijava, em silêncio, a beleza melancólica dos continentes e dos mares primitivos, Jesus reuniu nas Alturas os intérpretes divinos do seu pensamento. Viu-se, então, descer sobre a Terra, das amplidões dos espaços ilimitados, uma nuvem de forças cósmicas, que envolveu o imenso laboratório planetário em repouso.
Daí a algum tempo, na crosta solidificada do planeta, como no fundo dos oceanos, podia-se observar a existência de um elemento viscoso que cobria toda a Terra.
Estavam dados os primeiros passos no caminho da vida organizada. Com essa massa gelatinosa, nascia no orbe o protoplasma e, com ele, lançara Jesus à superfície do mundo o germe sagrado dos primeiros homens.
[...]
Sob a orientação misericordiosa e sábia do Cristo, laboravam na Terra numerosas assembléias de operários espirituais.
Como a engenharia moderna, que constrói um edifício prevendo os menores requisitos de sua finalidade, os artistas da espiritualidade edificavam o mundo das células iniciando, nos dias primevos, a construção das formas organizadas e inteligentes dos séculos porvindouros.
[...]
Os primeiros habitantes da Terra, no plano material, são as células albuminóides, as amebas e todas as organizações unicelulares, isoladas e livres, que se multiplicam prodigiosamente na temperatura tépida dos oceanos.

Com o escoar incessante do tempo, esses seres primordiais se movem ao longo das águas, onde encontram o oxigênio necessário ao entretenimento da vida, elemento que a terra firme não possuía ainda em  proporções de manter a existência animal, antes das grandes vegetações; esses seres rudimentares somente revelam um sentido - o do tato, que deu origem a todos os outros, em função de aperfeiçoamento dos organismos superiores.
[...]
Milhares de anos foram precisos aos operários de Jesus, nos serviços da elaboração paciente das formas.
[...]
Os primeiros crustáceos terrestres são um prolongamento dos crustáceos marinhos. Seguindo-lhes as pegadas, aparecem os batráquios, que trocam as águas pelas regiões lodosas e firmes.

Nessa fase evolutiva do planeta, todo o globo se veste de vegetação luxuriante, prodigiosa, de cujas florestas opulentas e desmesuradas as minas carboníferas dos tempos modernos são os petrificados vestígios.

No livro A Gênese, de Allan Kardec, existe um capítulo inteiro que trata dos períodos geológicos do planeta até o surgimento do homem. Para quem quer se aprofundar, é ótimo. Para ilustrar, deixo aqui duas figuras que ilustram a história do planeta Terra... e porquê não dizer, a nossa história. A figura ao lado (é só clicar sobre ela para vê-la maior) ´mostra o espiral da evalução da Terra e na Terra. Vejam só quando o homem surge: apenas nos últimos 200 milhões de anos. Um pedacinho de nada. A figura abaixo, uma espécie de relógio geológico torna isso ainda mais visível e impressionante. O homem surgiu apenas no último segundo do relógio... e a gente ainda que entender dimensões como Universo, Imortalidade, Infinito, Deus!






Acho que isso já deu para dar um nó na cabeça de qualquer um. Vou encerrando por aqui com um parágrafo do capítulo Do germen ao homem, do livro Filosofia Espírita I, ditado pelo espírito Miramez ao médium João Nunes Maia:

Já paraste para meditar na transformação de um protozoário unicelular, pelas mãos do tempo e de Deus, a se expressar em um homem da atualidade? Já pensaste também nos caminhos percorridos? Todos os cálculos de tempo feitos estão sujeitos a reparos, porque a distância é muito grande. E um verdadeiro mistério, dentro dos mistérios maiores.

Ah, quase esqueci. Em continuidade ao último post, aqui vai a parte final de uma dos desenhos do filme Fantasia, de Walt Disney, que mostra as origens da vida no planeta terrestre. Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário