quarta-feira, 18 de abril de 2012

Diversidade das raças humanas

Parte Primeira - Capítulo 3: Da Criação


Sei que já falei aobre a coleção Filosofia Espírita, do médium João Nunes Maia e o espírito Miramez... mas é que os textos são mesmo muito bons. Por isso, vou começar com dois trechos do volume II, capítulo Nascimento do Homem



Allan Kardec, na Revista Espírita de janeiro de 1866, dá uma excelente explicação sobre as diferenças morais que existem na humanidade:

As almas se encarnam, isto é, revestem temporariamente um envoltório carnal, para elas semelhante a uma pesada vestimenta, de que a morte as desembaraça. Esse invólucro material, pondo-as em contato com o mundo material, nesse estado elas concorrem ao progresso material do mundo que habitam; a atividade a que são obrigadas a desenvolver, seja para a conservação da vida, seja para alcançarem o bem-estar, auxilia-lhes o avanço intelectual e moral. A cada encarnação a alma chega mais desenvolvida; traz novas idéias e os conhecimentos adquiridos nas existências anteriores. Assim se efetua o progresso dos povos; os homens civilizados de hoje são os mesmos que viveram na Idade Média e nos tempos de barbárie, e que progrediram; os que viverem nos séculos futuros serão os de hoje, porém mais avançados, intelectual e moralmente.
[...]
Os Espíritos progridem pelos trabalhos que realizam e pelas provas que devem sofrer, como o operário se aperfeiçoa em sua arte pelo trabalho que faz. Essas provas e esses trabalhos variam conforme sua posição social. Devendo os Espíritos progredir em tudo e adquirir todos os conhecimentos, cada um é chamado a concorrer aos diversos trabalhos e a sujeitar-se aos diferentes gêneros de provas. É por isso que, alternadamente, nascem ricos ou pobres, senhores ou servos, operários do pensamento ou da matéria.

Assim se acha fundado, sobre as próprias leis da Natureza, o princípio da igualdade, pois o grande da véspera pode ser o pequeno do dia seguinte e reciprocamente. Desse princípio decorre o da fraternidade, visto que, em nossas relações sociais, reencontramos antigos conhecimentos, e no infeliz que nos estende a mão pode encontrar-se
um parente ou um amigo.

E como a raça humana está em constante evolução, fiquei imaginando sobre o que viremos a ser. Encontrei um lindo comentário de Emmanuel sobre o assunto, ditado a Chico Xavier e registrado no livro Pão Nosso. Vejam só que esse livro foi publicado em 1950... já se passaram 62 anos e até agora não atingimos esse "futuro". Nossa evolução é realmente lenta.

NO FUTURO

"E não mais ensinará cada um a seu próximo,
nem cada um a seu irmão, dizendo:
- Conhece o Senhor! Porque todos me conhecerão
desde o menor deles até ao maior."
Paulo - Hebreus, 8:11

Quando o homem gravar na própria alma
Os parágrafos luminosos da Divina Lei,
O companheiro não repreenderá o companheiro,
O irmão não denunciará outro irmão.
O cárcere cerrará suas portas,
Os tribunais quedarão em silêncio.
Canhões serão convertidos em arados,
Homens de armas volverão à sementeira do solo.
O ódio será expulso do mundo,
As baionetas repousarão,
As máquinas não vomitarão chamas para o incêndio e para a morte,
Mas cuidarão pacificamente do progresso planetário.
A justiça será ultrapassada pelo amor.
Os filhos da fé não somente serão justos,
Mas bons, profundamente bons.
A prece constituir-se-á de alegria e louvor
E as casas de oração estarão consagradas
Ao trabalho sublime da fraternidade suprema.
A pregação da Lei
Viverá nos atos e pensamentos de todos,
Porque o Cordeiro de Deus
Terá transformado o coração de cada homem
Em tabernáculo de luz eterna,
Em que o seu Reino Divino
Resplandecerá para sempre.

Para encerrar nosso estudo de hoje, preparei duas apresentações que nos farão pensar exatamente na humanidade de agora e o quanto falta para, pelo menos, a gente se ver como irmãos, filhos de Deus. Não deixei de lado nossos irmãos menores, os animais. E segue também minha modesta homenagem à sabedoria do Dalai Lama (se quiserem ver os efeitos e ouvir o som das apresentações, sugiro que façam o download no próprio site do SlideShare). Uma ótima semana a todos.







View more PowerPoint from estudandooLE

Nenhum comentário:

Postar um comentário